segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PERFIL – A AÇÃO DE DEUS SOBRE O HOMEM



Ele fala rápido, é um pouco agitado, e prega de um jeito ao qual não estamos acostumados. Alguns podem achar seu estilo um tanto quanto pentecostal, mas ele não acha ruim. “Eu não tenho vergonha de dar glórias a Deus. A gente grita no futebol, torce pelo time, quando devíamos torcer por Jesus”. Relata Reili dos Santos Nery. Aos 29 anos, Nery é um exímio estudante da bíblia e um forte militante na obra de Deus. De origem humilde, ele não esconde seu passado de roubo, drogas e tráfico: “Minha casa era uma boca de fumo, eu dormia com a droga debaixo do travesseiro e o .38 do lado”. 
 
 
O CHAMADO

O encontro com Jesus aconteceu no momento mais difícil de sua vida quando, dependente da maconha e cocaína, pensava que “não tinha mais jeito”. Segundo ele, foi aí que Jesus passou na sua rua, fez o convite que, sem demora, foi aceito. “Quando quer salvar alguém Ele envia um anjo na terra, pessoas movidas pelo poder do Espírito Santo” Afirma Nery. Fruto de um estupro, sua vida é um testemunho vivo do quanto Deus pode mudar o rumo da história de uma pessoa. Após o sexto estudo decidiu-se pelo batismo e, no mesmo instante, saiu a pregar Daquele que o transformou. A transformação imediata desagradou sua mãe, que chegou a chamá-lo de louco, e despertou dúvida e descrença nos membros da igreja que não acreditavam em sua conversão.


Quem ouve suas pregações logo percebe que a cada duas ou três frases há uma citação bíblica. E não são textos pequenos. Ele chegar a citar cinco, seis, sete grandes versículos e adequa-os à mensagem que quer transmitir. “Eu tinha dois meses de batizado e a igreja fez um concurso, quem recitasse todo o salmo 91 ganharia uma Bíblia. Passei a semana decorando e, quando chegou o sábado, eu ganhei a Bíblia. Os irmãos ficaram meio abismados, se perguntavam como alguém tão novo na fé e com a mente corroída pela droga já sabia os versos bíblicos.” Relembra Nery. “Deus me deu a capacidade de decorar texto na cabeça e armazenar no coração.” Completa.


A MISSSÃO

            Antes de a Associação Geral difundir o movimento de reavivamento e reforma, Nery já pregava sobre o assunto. Suas palavras, sempre verdadeiras, eram consideradas muito duras e, por isso, muitas portas lhe foram fechadas. A rejeição o deixou muito triste, mas não foi o suficiente para calar sua voz e assim passou a pregar nas praças. Tal qual Paulo que pregava para os gentios, sua mensagem voltou-se para prostitutas e viciados. Pessoas com quem, devido seu passado, muito se identifica.
 

            Profeticamente a igreja vive hoje no tempo da última igreja, a de Laodicéia. Mas, de acordo com Reili, isso não é motivo para o cristão habituar-se à mornidão. Ele acredita que essa profecia não se cumpre na vida de quem quer ir para céu. Um urgente e sincero reavivamento é necessário para que “Jesus volte ainda nessa geração”. Segundo o orador, se alguém quer ser reavivado tem que primeiro procurar uma reforma de vida. “cada um deve examinar a si mesmo e pedir sabedoria ao Espírito Santo para que lhe mostre onde tem errado”, afirma Nery. Com seu jeito simples de falar, exorta a igreja que desperte de seu sono para que o nome de Deus seja glorificado através do Seu povo porque “a igreja que hoje milita um dia vai triunfar e o mundo vai conhecer que essa é a igreja de Deus e o inferno não prevalecerá contra ela”, testifica.


O SONHO
 
 
Desde que se converteu, foi sempre muito apaixonado por Cristo e tudo que queria, e ainda quer, é pregar. Seu maior sonho é pregar o evangelho para o povo sofrido da África. Sonho que não acha impossível e, para reforçar sua fé, recita outro versículo: Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do seu coração.


 

Por Ana Paula Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário